Capitães da Areia: Livro x Filme, o que mudou na adaptação

Trinta e quatro anos separam duas datas importantes para os fãs de Jorge Amado. O livro Capitães da Areia saiu em 1937. Já o filme baseado nele estreou nos cinemas brasileiros em 7 de outubro de 2011. A direção coube a Cecília Amado, neta do escritor, ao lado do marido, o fotógrafo Guy Gonçalves. Por coincidência, o lançamento aconteceu às vésperas do centenário de nascimento do autor baiano, comemorado em 2012.
O que o filme manteve do livro
A primeira coisa que salta aos olhos de quem conhece as duas versões é a fidelidade ao cenário original. Cecília Amado optou por manter a história na década de 1930, a mesma época retratada por Jorge Amado no romance. O grupo de meninos continua vivendo no Trapiche de Barris, em Salvador, entre a pobreza extrema e os pequenos delitos cometidos para sobreviver.
Os nomes centrais do bando sobrevivem quase intactos na tela. Pedro Bala segue como líder, o Professor mantém a voz mais reflexiva, e Gato, Sem Pernas e Boa Vida completam o grupo. A relação entre Pedro Bala e Dora, a garota que se junta aos meninos, também recebe um tratamento cuidadoso no filme. Assim, a delicadeza do romance adolescente descrito no livro chega inteira à tela.
Além disso, a produção investiu bastante na reconstituição da cultura baiana da época. Música, comida, expressões regionais e o jeito de falar dos personagens aparecem com cuidado. Isso ajuda a manter viva a atmosfera de nostalgia presente na obra original. Segundo críticos que compararam as duas versões, o roteiro permanece fiel à espinha dorsal da narrativa, sem inventar caminhos totalmente novos para os personagens.
O que mudou na adaptação
Por outro lado, algumas escolhas de produção afastam o filme do livro em pontos importantes. A mudança mais visível está no elenco. Em vez de atores profissionais, Cecília Amado optou por selecionar jovens de comunidades carentes de Salvador, com apoio de ONGs locais. Mais de 700 candidatos participaram das buscas, e apenas 90 foram escolhidos para compor o elenco final. Robério Lima, no papel do Professor, foi o único com experiência prévia em atuação.
Outra diferença marcante envolve a aparência dos protagonistas. No romance, Jorge Amado descreve Pedro Bala e Dora com traços loiros. No filme, porém, os dois papéis couberam a atores de pele mais escura, uma escolha que aproxima a representação da real composição racial de Salvador. Dessa forma, a adaptação corrige, sem alarde, um detalhe que soaria estranho para o público baiano de hoje.
O peso político também perde intensidade na tela. Jorge Amado escreveu o romance aos 24 anos, em plena militância comunista durante o Estado Novo. A mensagem ideológica aparece de forma bastante explícita no texto original. O filme, ao contrário, prefere mostrar os laços de humanidade e solidariedade entre os meninos sem transformar isso em discurso didático.
Vale mencionar ainda um detalhe pouco comum na produção: as filmagens duraram nove semanas, espalhadas ao longo de nove meses. Assim, Jean Luís Amorim, o ator que interpreta Pedro Bala, cresceu de verdade entre uma cena e outra. Isso reforça a passagem do tempo mostrada na própria história. Em compensação, parte da crítica notou que o ritmo final do filme parece apressado. Tudo indica que o orçamento acabou antes de a equipe finalizar algumas cenas com calma.
Qual assistir ou ler primeiro
Não existe uma resposta única aqui, mas dá para pensar em cada ordem de acordo com o que se busca. Quem prefere entrar na história pela riqueza dos detalhes e pelo contexto histórico mais explícito costuma preferir começar pelo livro. Afinal, o romance de 1937 traz reflexões sociais e políticas que o filme, por opção de linguagem, deixa mais implícitas.
Já quem busca uma porta de entrada mais rápida pode preferir assistir ao filme primeiro. A experiência visual de Salvador nos anos 1930, aliada à trilha sonora e à ambientação cuidadosa, funciona bem como convite. Depois, dá vontade de mergulhar no texto original em busca dos detalhes que a tela não teve tempo de explorar.
Para quem quer se aprofundar ainda mais antes de decidir, vale conferir a Resenha de Capitães da Areia. Ela foi publicada aqui no blog hoje pela manhã, com uma análise mais detalhada do romance. Também saiu hoje à tarde o Perfil de Jorge Amado, com a trajetória do autor baiano e o contexto em que a obra foi escrita.
Perguntas frequentes sobre Capitães da Areia
Quem dirigiu o filme Capitães da Areia?
Cecília Amado, neta de Jorge Amado, assinou a direção ao lado do marido, o fotógrafo Guy Gonçalves. Essa foi a estreia dela em longas-metragens, depois de anos como assistente de direção em outras produções.
Em que ano o livro Capitães da Areia foi publicado?
Jorge Amado publicou o romance em 1937, ainda jovem e em plena militância política.
O filme é fiel ao livro?
Em boa parte, sim. A trama central, a ambientação na Salvador dos anos 1930 e os principais personagens permanecem os mesmos. As diferenças aparecem mais no elenco, na aparência dos protagonistas e no tom político mais suave do filme.
Onde foi filmado Capitães da Areia?
Segundo a produção, as gravações aconteceram em Salvador, na Bahia, com boa parte do elenco recrutado em comunidades locais da própria cidade.
Quem interpreta Pedro Bala no filme?
Também vale registrar: o ator Jean Luís Amorim vive Pedro Bala. Como as filmagens se estenderam por nove meses, ele cresceu de verdade ao longo da produção, e isso aparece na tela.
Para fechar
Livro e filme contam basicamente a mesma história, mas cada um escolhe seus próprios recursos para chegar lá. O romance de Jorge Amado carrega o peso político de 1937. Já a versão de Cecília Amado prefere investir na força visual da Bahia e na humanidade do bando de meninos abandonados. Nenhuma das duas versões perde força por causa dessas escolhas. Pelo contrário, elas se completam.
Vale a pena experimentar as duas versões sem pressa. Para quem já assistiu ao filme, o livro reserva camadas extras de contexto histórico. Para quem já leu o romance, o filme oferece rosto, som e paisagem para uma história que segue atual até hoje.
Publicar comentário